quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ARTE E SOCIEDADE

A dimensão global da arte possibilita que, por seu intermédio, diferentes dimensões humanas possam se expressar e ser investigadas. Se de um lado o histórico e o cultural estão presentes, ao mesmo tempo as questões do mundo psíquico e filosófico também interrelacionam - se. Este conceito de arte, faz com que ela seja considerada um caminho para a interdisciplinaridade.
Para alguns autores, como Ernst Fischer (1981), “a arte é uma necessidade social... e não pode desaparecer do convívio humano sem prejuízo para a humanidade.” Herbert Head (1992) diz que “antes de ser social a arte é uma necessidade biológica...o artista não pode renunciar a sua prática, nem o público ao seu convívio sem prejuízo.” Sendo assim, a arte faz parte da sociedade e é patrimônio de todos, que devem conhecê-la, fruí-la e por que não fazê-la. Plekhanov destaca que a arte “deve contribuir para desenvolver o conhecimento humano e melhorar a estrutura da sociedade” (1997, p.1).
Ao adentrar – se na complexidade do universo da arte, o indivíduo com necessidades educacionais especiais pode trabalhar os seus sentimentos em relação à sociedade, que, na maioria das vezes, o discrimina ou segrega, devido aos preconceitos e ao estigma. O trabalho com arte é capaz de transformá-lo em um ser humano socialmente ativo, com uma auto - estima positiva e uma função social determinada.
Estudos têm demonstrado como a arte poderá ser deflagradora do potencial latente em cada pessoa, por meio do desenvolvimento da imaginação, da criatividade e de suas potencialidades. Ela enriquece a realidade historicamente construída, tornando-a cada vez mais humana.


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